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Em tempos de crise no jornalismo cultural, em que os espaços na mídia tradicional estão cada vez mais escassos, as redes sociais se converteram em uma maneira eficiente de se manter em contato constante com às pessoas que acompanham seu trabalho. E o Instagram pode – e deve! – ser um aliado nessa missão.

Afinal, não há como ignorar o poder de uma rede que já soma mais de 1 bilhão de usuários ativos no mundo. Ainda não se convenceu? Analistas do banco de investimentos Jefferies Technology apontaram que o Instagram será a maior fonte de renda para o Facebook em 2019, com uma receita aproximada de US$ 14 bilhões. Assim, a rede se tornaria o principal canal de empreendedorismo digital. Bem impressionante, não?

Nesse cenário, a grande questão é: como chamar a atenção com tanto conteúdo sendo publicado? Para isso, o primeiro passo é entender as particularidades do Instagram. E a Fática separou algumas dicas para te auxiliar. Vamos lá?

1. Uma imagem bonita é tudo!

Quem nunca ficou rolando a tela do Instagram meio desatento até que viu uma foto bonita e curtiu sem nem ler o texto que a acompanhava? Esse comportamento cada vez mais comum só demonstra o impacto de uma boa imagem nas redes sociais.

Por isso, ao fazer uma postagem no Instagram pense: essa foto está com uma qualidade boa? Está muito clara ou muito escura? O enquadramento está bom? Ela me representa? Ela transmite a mensagem que eu quero? E nunca se esqueça de dar crédito ao fotógrafo ou ao designer, se este não for você!

Lembre-se de que o Instagram é uma rede social centrada na imagem. Então, dificilmente seus seguidores lerão um texto longo. Invista em informações objetivas.

2. O poder das hashtags

Não menospreze o poder das hashtags. Diferente do Facebook, quando você clica em uma hashtag, é automaticamente levado a uma página cheia de imagens que usaram a mesma hashtag. Desta forma, você consegue gerar mais visibilidade para o seu conteúdo e atrair seguidores interessados. Hoje, é possível até seguir uma hashtag e acompanhar as publicações relacionadas a ela.

Mas como escolher as melhores hashtags? É uma sutil mistura entre as que você mesmo cria e as que já fazem algum sucesso. Use a ferramenta de busca do Instagram para saber quantas postagens estão relacionadas às hashtags que te interessam. Lembre-se de estimular as pessoas a compartilhar conteúdos utilizando a sua hashtag.

Caso não queira entupir seu texto principal com hashtags, você pode optar por separar os conteúdos por pontos ou colocá-las em um comentário. O efeito é o mesmo.

3. Invista em um conteúdo mais pessoal e sem cara de anúncio

A publicidade dominou as redes sociais. Agora, há anúncios em todas as plataformas, o que pode se transformar em um inconveniente para os usuários. Por isso, evite fazer conteúdos que pareçam campanhas de marketing.

Seus seguidores estão mais interessados em te conhecer melhor. Postagens com imagens genéricas ou com folders e cartazes geram menos engajamento do que uma foto ou vídeo bonito que tenha a sua cara. Que tal aproveitar esse espaço para contar curiosidades sobre você ou sua equipe?

4. Menos é mais

Não exagere no número de postagens no Instagram. Seus seguidores provavelmente ficarão incomodados se estiverem rolando a tela do celular e encontrarem milhares de postagens seguidas suas sobre um mesmo assunto.

Para se destacar nessa rede, o importante é a qualidade – e não a quantidade – das postagens. Se quiser publicar várias fotos de uma peça, um filme ou um evento, é mais interessante fazer uma galeria do que postar em excesso. E alternar os tipos de conteúdo, por exemplo, intercale fotos de making of, vídeos e fotos de seu espetáculo.

5. Seja paciente e persistente

Tenha em mente que não existem fórmulas prontas para o sucesso. Conquistar seguidores engajados e ainda convertê-los em público para suas atividades culturais é um grande desafio.

Por isso, seja paciente. Faça publicações criativas e não abandone a rede social. Quanto menos você é visto, menos você é curtido e menos o seu conteúdo é difundido.
Encare o Instagram como um território de experimentações. Descubra novas ferramentas, utilize filtros, faça vídeos… Assim você pode descobrir qual é o conteúdo que mais engaja o seu público. Leva tempo, mas compensa.

Quer saber mais dicas como essas? Então inscreva-se na Oficina de Comunicação para Artistas e Produtores que a Agência Fática dará no Teatro COMMUNE (Rua da Consolação, 1218) no dia 13 de julho, das 10h às 14h30 (com pausa para o café). Preencha o formulário aqui.